default logo

SEGURO VIAGEM

Porque fazer um seguro viagem

Não importa para onde você for viajar; faça sempre um seguro viagem. O seguro deve necessariamente ser contratado antes de você começar a sua viagem. Não deixe para a última hora. Viagens domésticas, aqui mesmo no Brasil, também podem ser cobertas por um seguro.

O seguro viagem, comercializado por corretoras de seguros, custa bem menos do que você imagina e poderá ser útil quando você menos esperar. Como todo seguro, o seguro viagem é algo que você compra torcendo para não ter que usar.  Mas, e se precisar? Se sofrer um acidente? Se ficar doente? Mil coisas podem acontecer, estando você na cidade em que mora ou viajando.

A finalidade do seguro viagem é proteger você e sua família caso ocorra algum imprevisto.

Coberturas

As coberturas de seguro viagem são variadas: acidentes ou doença (seguro saúde); seguro odontológico; seguro bagagem, em caso de extravio; serviço de busca e localização de bagagem; indenização à família por morte; indenização por invalidez permanente; remoção ou repatriamento; transporte ou repatriamento de familiares ou acompanhantes; passagem aérea do segurado por sinistro em sua residência durante a viagem; repatriação funerária;  assistência jurídica no exterior; etc.

Custo

Os preços variam segundo a duração da viagem, as coberturas e os valores das coberturas. Não gaste à toa com coberturas que não fazem sentido no seu caso. Analise o custo do seguro em relação aos benefícios e avalie as suas reais necessidades: você vai levar objetos valiosos na bagagem? Tem familares que deseje proteger em caso de morte?

O que é muito importante é ter seguro saúde. Serviços médicos costumam ter preços exorbitantes em quase todo o mundo, seja para tratar de um dedo destroncado, seja para uma cirurgia de emergência.

Como contratar um seguro viagem

Seguros de viagem são vendidos no Brasil pelas corretoras de seguros credenciadas pela SUSEP e podem ser facilmente contratados online.

A Miral Seguros, parceira do Manual do Turista, no mercado há 37 anos, oferece cotação e venda online de seguros de viagem da operadora Porto Seguro. A cotação pode ser feita também pelos telefones (11) 5581-0777. A Miral trabalha igualmente com seguros de automóvel, de saúde e outros. Qualquer seguro, não apenas os de viagem, que você feche com a Miral, ganha um Guia de Viagem da série GTB (Guia do Turista Brasileiro). Os títulos disponíveis são Itália, Londres, PortugalChile, Nova York, Argentina, Buenos Aires, Bahia, Paris, Peru e Bolívia. Quem preferir pode optar por romances de viagem ou relatos de viagem da Editora Conteúdo para ler no aeroporto ou no avião.

Importante Leve com você cópia do contrato e dos demais documentos que recebeu, pois serão úteis caso precise acionar o seguro. Se estiver viajando sozinho, deixe uma cópia desses documentos com alguém de sua família ou com um amigo de confiança.

Viajar para a Europa: seguro viagem exigido pelos membros do Tratado de Schengen

Quem for viajar para os países da Europa que são membros do Tratado de Schengen não deve deixar de providenciar um seguro internacional com cobertura para repatriação e gastos com emergência e acidentes no valor mínimo de 30.000 euros.

No seu ingresso em território Schengen (ou seja, sua primeira entrada, durante a viagem, em um dos países membros), essa exigência poderá ser feita. Ressaltamos: não será feita obrigatoriamente, mas poderá ser. E, nesse caso, se você não tiver em mãos a documentação que comprove estar assegurado nesses moldes, poderá ser barrado.

Não é tão complicada como pode parecer a contratação de um seguro que atenda aos requisitos do Tratado de Schengen; pelo contrário. Existem seguros específicos para essa exigência, alguns dos quais são inclusive vendidos online.

Quais são os países membros do Tratado de Schengen?

O tratado de Schengen inclui países membros da União Europeia e outros que não pertencem a ela. Schengen e União Europeia são coisas totalmente distintas.

Os países membros do Tratado de Schengen, onde poderá ser exigido que você apresente comprovante de que tem um seguro  internacional com cobertura para repatriação e gastos com emergência e acidentes no valor mínimo de 30.000 euros, são os seguintes:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

A Miral Seguros oferece cotação e venda online de seguros de viagem específicos para a Europa e a região Schengen.

(Texto do Manual do Turista, nosso parceiro)